15 de fevereiro de 2012

Botox natural feito de veneno de abelha


Um laboratório de Tatuí, a 140 km de São Paulo, desenvolveu uma linha de cremes de beleza à base do veneno de abelhas produtoras de mel. O produto aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e lançado comercialmente funciona como um "botox natural" - a pele reage ao veneno aumentando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade.



De acordo com o pesquisador e apicultor Ciro Protta, sócio proprietário do laboratório, o princípio ativo do cosmético, que também contém pólen e mel, é a melitina, um aminoácido presente no veneno da abelha.


Como funciona?

A substância "engana" a pele, transmitindo a sensação de uma picada de abelha e desencadeando uma reação ao veneno. A circulação sanguínea melhora e as peles mortas são eliminadas, reduzindo as rugas.


Como é feita a extração do veneno?

Protta pesquisa as abelhas há mais de vinte anos e já desenvolveu outros produtos à base de mel, própolis e veneno, lançados comercialmente. A obtenção do veneno sempre foi um problema: quando uma abelha ataca uma pessoa, ela perde o ferrão e acaba morrendo.

O pesquisador criou e patenteou um equipamento que permite a coleta do veneno sem matar as abelhas. Trata-se de uma haste metálica levemente energizada e colocada na entrada da colmeia. Quando a abelha pousa, leva um pequeno choque e reage com ferroadas, expelindo o veneno que escorre para um recipiente. Como não perde o ferrão, a abelha sai ilesa do ataque.


Fonte: UOL Notícias - Ciência e Saúde. (Agência Estado)
Publicada em 09 de fevereiro de 2012
Texto de José Maria Tomazela

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE PRODUTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o creme já está a venda.
      Sou representante da Protta Cosméticos, o produtor original do creme no Brasil.
      Pode entrar em contato comigo se quiser ter mais informações ou comprar o creme.
      Obrigada Nicole-(15)96093909 ou (15)34111887 nickcrys@hotmail.com

      Excluir
  2. Interessante mesmo, mas infelizmente são essas as informações que eu tenho sobre o produto. Talvez vc consiga mais dados na ANVISA.

    ResponderExcluir