22 de julho de 2009

O vírus influenza

Os vírus de influenza pertencem à família Orthomyxoviridae, com cinco gêneros:

1. Influenzavirus A (uma espécie: Influenza A virus);

2. Influenzavirus B (uma espécie: Influenza B virus);

3. Influenzavirus C (uma espécie: Influenza C vírus);

4. Thogotovirus (duas espécies transmitidos entre vertebrados e carrapatos);

5. Isavirus (uma espécie que causa anemia infecciosa em salmão).

Atualmente se fala muito sobre o vírus influenza A, um parasita que infecta várias espécies de mamíferos, como humanos, equinos e suínos, além de aves.

Imagem de vírus influeza A obtida através de microscópico eletrônico.


Estruturas do vírus influenza

A DOENÇA




Os vírus influenza são transmitidos de pessoa a pessoa, por gotículas de saliva ou por contato com mãos e objetos contaminados e replicam no trato respiratório.

A maior replicação viral ocorre em 48 horas após a infecção e vai diminuindo com o passar do tempo, após 6 a 8 horas a produção de vírus é baixíssima.

As primeiras lesões ocorrem na superfíce dos órgãos, mais especificamente em células do epitélio (camada de céluas que reveste os órgãos) que são ciliadas. Estas lesões são destruições das células que provocam a descamação da mucosa (eliminação da camada mais externa) de órgãos do trato respiratório.

Trato respiratório.

Felizmente no quarto ou quinto dia ocorre a regeneração deste epitélio, e em 15 dias esta regeneração estará completa sem lesões.

Em casos mais graves, pode ocorrer uma evolução para pneumonia. As lesões geradas pelo vírus influenza na pneumonia geralmente apresentam edema (acúmulo de líquido entre as céluas) e hemorragia (perda de sangue) na mucosa da traquéia, brônquios e nos espaços entre os alveólos pulmonares, seguido de destruição total epitélio da traquéia, brônquios e bronquíolos. Tudo isso produz muito mal-estar no paciente e estas lesões no epitélio pode ainda ocasionar outras infecções secundárias por bactérias do próprio doente.



A TRANSMISSÃO

Em humanos, o vírus influenza é transmitido de pessoa a pessoa através de aerosóis (névoa formada por gotículas) produzidos durante a tosse ou espirro do indivíduo infectado.

O período de incubação, isto é, o momento onde não aparecem os sintomas, é de três dias para o Influenza A.



TRATAMENTO E MEDIDAS DE PREVENÇÃO (PROFILAXIA)

Existem medicamentos e vacinas contra influenza A e B que são utilizadas, tanto para formas de terapia (tratamento) como para profilaxia, no entanto, um médico deve ser consultado para indicar o antiviral correto, para evitar o aparecimento de efeitos colaterias graves, como um resposta do organismo por uma alergia.



HISTÓRICO DO VÍRUS INFLUENZA


- 1934: foi isolado o primeiro vírus influenza A (H1N1) em Porto Rico.

- 1957: surge uma nova linhagem do vírus Influenza A, o vírus influenza A (H2N2), em Singapura, causando uma pandemia (epidemia de proporções mundiais), chamada gripe asiática.

- 1968: foi isolada a cepa (linhagem) influenza A (H3N2), na China, que ocasionou uma pandemia de gripe denominada gripe de Hong Kong.

- 1977: reaparecimento do vírus H1N1.

- 2009: pandemia do vírus influenza A (H1N1).



Bibliografia:
TRABULSI, Luiz Rachid; ALTERTHUM, Flávio. Microbiologia. 5.ed. São Paulo: Atheneu, 2008. p. 657-661.

Nenhum comentário:

Postar um comentário