17 de fevereiro de 2010

DST: Linfogranuloma venéreo


O LGV, sigla pra “linfogranuloma venéreo” é causado pela Chlamydia trachomatis, uma pequeníssima bactéria. No entanto, existem clamídias da mesma espécie capazes de afetar os seres humanos com outras doenças que não sejam doenças transmitidas pelo contato sexual.


Clamídias (em roxo) atingindo células do tecido epitelial.


A clamídia é bem distribuída pelo mundo, contudo, sua freqüência se acentua em países em desenvolvimento. O ser humano é o hospedeiro natural desta bactéria.



A doença

Os primeiros sintomas surgirão em aproximadamente de uma a três semanas após o contágio.

É caracterizada pelo aparecimento de lesões no genital, como feridas (ulcerações), que duram muito rápido, e em alguns casos o paciente nem percebe.

Estas lesões são seguidas por aguns sintomas, como:

- linfadenopatia ingual, que é a proliferação de pequenos vasos linfáticos, causando febre, sudorese (transpiração excessiva), perda de peso, lifadenopatia generalizada e aumento do tamanho do fígado e baço (hepatoesplenomegalia);

- após isso pode ocorrer escoamento de material purulento (com pus).

Com a perda da capacidade de drenagem linfática do tecido afetado, podem surgir:


- complicações anorretais (ânus e reto): como proctite (inflamação do ânus ou reto), tumores intestinais, fistulas (quando dois órgãos se comunicam de forma anormal) e estenose retal (estreitamento do reto);

- complicações masculinas: linfedema do pênis e escroto, (acúmulo de líquido no pênis e escroto, devido a obstrução dos vasos linfáticos);

- complicações femininas: hipertrofia vulvar (aumento anormal dos órgãos genitais externos da mulher, conhecido como vulva).


Tratamento e Prevenção

O tratamento do LGV é realizado com o uso de antibiótico específico.

As infecções genitais por clamídia são prevenidas por práticas sexuais seguras (com camisinha) e pelo rápido tratamento dos pacientes com a doença e seus parceiros sexuais.




Bibliografia:
TRABULSI, Luiz Rachid; ALTERTHUM, Flávio. Microbiologia. 5.ed. São Paulo: Atheneu, 2008. p. 736.

Dicionário Médico on line: http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_aa.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário