4 de fevereiro de 2011

Curativo natural à base de plasma sanguíneo é desenvolvido por pesquisadores brasileiros

O produto é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Hematologia da Unesp de Botucatu. O medicamento tem um diferencial inovador: 100% da matéria-prima vêm de sangue doado.

O sangue passa por essa máquina que divide o material em três partes: hemácias, usadas nas transfusões; plaquetas, utilizadas no tratamento de leucemia; e plasma, que na maioria das vezes era descartado. E é justamente o plasma a fonte do novo remédio.


A principal função do produto é estimular o organismo a conter a ferida. A ação das proteínas que estão presentes no gel ajuda a recuperação dos vasos sanguíneos, a formação de nova pele e o fechamento da lesão.

O gel está em fase de testes, mas logo deve ser comercializado.

A auxiliar de enfermagem Conceição Marfil sofreu com úlceras nas pernas durante sete anos. Depois de usar o curativo natural, não tem mais nada. Alega que "foi uma salvação, tanto na parte estética, como emocional também, porque a pessoa que tem essa úlcera acaba se fechando um pouco".

De acordo com os pesquisadores, o gel desenvolvido pela Unesp deve custar um terço do preço dos medicamentos convencionais.



Fonte: Jornal Nacional. Edição de 03 de fevereiro de 2011.
Link da notícia:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/02/pesquisadores-brasileiros-descobrem-curativo-natural.html

7 comentários:

  1. Oi td bem?Eu estava assistindo o programa,hoje em dia e vi a materia sobre este curativo a base de plasma do sangue e estou muito enteressada em saber onde posso conseguir pois minha mãe tem 74 anos e a dois meses vem sofrendo muito com uma ulcera varicose na perna direita,mas especificamente no tornozelo.Ela tem diabetes e sempre aparece isso nela e não sara por nada,por favor me ajude.Ass:Raquel de Goiania

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel.
    É a Unesp de Botucatu, mais especificamente o Departamento de Hematologia deste campus que está desenvolvendo o curativo natural à base de plasma sanguineo.
    Acredito que ainda esteja em fase de experimentação ou de conclusão da pesquisa e não seja comercializado pelo menos por enquanto.
    Talvez vc devesse entrar em contato com os pesquisadores no Departamento de Hematologia da Unesp de Botucatu, provavelmenre eles saberão responder melhor as suas dúvidas em relação ao produto.
    O telefone do Hemocentro é (14) 3811-6041 e o site é http://www.hemocentro.fmb.unesp.br/index.html.
    Desejos de melhoras a sua mãe.

    ResponderExcluir
  3. por favor eu quero esse remedio para meu pai a ferida dele e de 5 anos tornozelo esquerdo eu queria que meu pai nao tivesse isso

    ResponderExcluir
  4. ola,interessante esse curativo ,se tudo isso mesmo sera uma vitoria pra muita gente incluve para meu pai
    mais minha duvida é ....esse plasma ,ele passa por tidos os processos de qualidade?
    ele é testado,quanto a possiveis doencas que ele possa vie a transmitir ao usuario?
    se tudo isso ja foi feito entao o que estao esperando para comercializar o produto se é a esperança de muitas pessoas?


    aguardo,abrigada
    celia.

    ResponderExcluir
  5. Célia, bastante pertinentes suas dúvidas, acredito que os responsáveis pela pesquisa são os mais indicados para esclrece-las (http://www.hemocentro.fmb.unesp.br/index.html).
    Mas creio que todos os procedimentos de biossegurança são tomados, assim como em uma transfusão de sangue.

    ResponderExcluir
  6. tenho ulcera varicosa a dois anos, vi a reportagem e gostaria de saber se o curativo ja foi aprovado pela anvisa , se nao qual o peazo para que o curativo seja liberado.

    ResponderExcluir
  7. Maria Lúcia, infelizmente não tenho o conhecimento sobre a aprovação pela ANVISA. Talvez vc consiga esta informação junto ao grupo de pesquisa que está desenvolvendo o produto (http://www.hemocentro.fmb.unesp.br/index.html).
    Boa sorte e saúde a vc.

    ResponderExcluir