28 de março de 2011

Proteção do corpo que vem dos alimentos

Nessa época do ano o corpo precisa estar preparado para uma batalha. De um lado estão os micro-organismos que provocam doenças. Do outro o nosso sistema imunológico. O exército da saúde precisa de alimentos ricos em vitaminas e minerais.



"No outono e no inverno existe uma maior disponibilidade de vírus e também há um agravante porque as pessoas vivem mais aglomeradas”, explica a infectologista Maria Patelle.



O alho, por exemplo, é uma das armas mais potentes. “Tem ação como antibióticos e antivirais naturais. Um dente de alho por dia, ingerido cru, combate vírus e bactérias que estão no ar”, esclarece a nutricionista Salete Brito.






Para fortalecer o sistema imunológico, outra aliada é a vitamina C, encontrada nas frutas cítricas. “A laranja, o kiwi, ou a goiaba a gente precisa comer pelo menos uma por dia”, lembra a nutricionista. No suco, esses alimentos mantêm a vitamina, mas sob uma condição. “Elas têm que ser preparadas na hora e tomadas na hora senão a vitamina C se perde”, alertou Salete Brito.




Também são importantes os alimentos do grupo dos carotenóides, alaranjados ou avermelhados, como tomate, mandioquinha, mamão e cenoura.






Eles devem ser consumidos de três a quatro vezes por semana. “Comer cenoura no almoço, de três a quatro colheres de sopa. No jantar, uma mandioquinha, também de três a quatro colheres de sopa, por dia. Aí, poderá usar, por dia, meio mamão papaia médio ou uma goiaba”, orientou a nutricionista.


Brócolis, couve-flor e repolho fazem parte da família das crucíferas, também eficazes para o organismo. “A dica é comer por dia duas saladas, legumes ou verduras cruas e cozidas. Três flores de brócolis, três colheres de repolho cozido e duas folhes de couve”, explica a nutricionista.





A lista ainda inclui as oleaginosas. Como nozes e castanha do pará. “A castanha do Pará é excelente fonte de zinco. Duas castanhas dão tudo o que preciso de zinco”, explica a nutricionista.




Também é fundamental a vitamina E, encontrada no leite integral, óleos em geral e no abacate. “Metade de um abacate corta e três e come uma parte uma vez por semana. A gente precisa comer um pouquinho de cada vitamina todo dia e vai variando”, concluiu Salete Brito.






Fonte: Jornal Hoje. Edição de 28 de março de 2011.


Link da matéria: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/alimentos-ricos-em-vitaminas-e-minerais-ajudam-proteger-o-corpo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário