18 de abril de 2009

Como montar um currículo

O Currículo é um documento que traz algumas informações pessoais como, nome completo, contatos, objetivo (qual vaga gostaria de concorrer), perfil profissional (todas as habilidades pertinentes ao cargo desejado), formação, cursos e experiência profissional, de um canditado a uma vaga de emprego.


Este documento deve ser bem digitado, evitando erros de português e de digitação. Caso esteja fora do seu alcance fazer várias impressões e decidir por tirar cópias em uma máquina de xerox, tome o cuidado para as cópias sairem legíveis. Lembre-se: o currículo "mostrará" um pouco de você ao selecionador (pessoa que receberá seu currículo)


Não precisa enfeitar com florzinhas, borboletinhas, coraçõezinhos, também não é necessário imprimir em papel com cheiro, com brilhos. No entanto, fazer de qualquer jeito não é a solução. Entedeu? Não é oito, nem oitenta, escolha um meio termo. Opte pela boa e velha folha de sulfite branca, tamanho A4.


Desperte no selecionador a curiosidade dele em ler seu currículo. Mas não exagere!!!


Recomendo a fonte Arial, tamanho 12, utilizando o negrito para os subtítulos, que podem estar em caixa alta (quando todas as letras estão maiúsculas). Justificar o texto, acho que fica muito bom o resultado. Se quiser usar traços, ou caixas, para indicar cada subtítulo dá uma aparencia legal ao documento.


O que você não deve fazer


Não precisa colocar números de documentos, como Identidade, CPF, Título de Eleitor, entre outros. Esses números serão necessários apenas na hora da contratação do setor destinado para esses fins (Departamento Pessoal ou RH, de Recursos Humanos).


Nome da mãe, do pai, para quê? Isso não é necessário neste momento.


Pretensão salarial, apenas quando a empresa pedir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário