9 de julho de 2009

Como conservar os alimentos congelados

Uma técnica conhecida como branqueamento, provoca um choque térmico nos alimentos, com isso é possível comprar frutas e legumes da época, mais baratas, e consumí-las depois.

O alimento que é exposto a uma mudança de temperatura, em água, preserva melhor seus nutrientes.

Esta técnica pode ser aplicada em frutas maduras, mas no ponto certo. Só podem passar pelo branqueamento as que têm consistência firme como a maçã e a pêra. Já o abacaxi, o kiwi, e mamão desmancham no meio do processo.

Primeiramente deve-se lavar bem e depois cortar as frutas. Na medida em que for cortando, descanse os pedaços em uma vasilha com água, com algumas gotinhas de suco de limão, para evitar que as frutas fiquem escurecidas, tal fenômeno é conhecido como oxidação.

Estes pedaços serão colocados em uma panela com água fervente, que também deve conter as gotas do suco de limão. Use uma peneira ou escumadeira para colocar os alimentos nesta água. Os alimentos devem estar cobertos pela água. (Verifique abaixo o tempo de "cozimento" de cada alimento).

Depois que o alimento tenha passado pela água fervente, deve-se colocar imediatamente na água gelada, ela pode estar até mesmo com pedras de gelo. E o tempo é o mesmo utilizado na água quente, ou seja, se utilizou 3 minutos no "cozimento", serão também 3 minutos no resfriamento.

Deixe escorrer ou seque com papel toalha e coloque em um saquinho plástico. É necessário retirar todo excesso de ar da embalagem. Feche o saquinho com um nó ou utilize um arame específico para fechar embalagens.

Coloque na embalagem uma etiqueta indicando a data e o produto que esta sendo congelado. As frutas de modo geral duram cerca de três meses no freezer.

A técnica do branqueamento, que na verdade é um choque térmico, mantém a firmeza dos alimentos e quando usada em legumes, ativa a cor.

A água poderá ser reaproveitada até seis vezes.





Batata Frita Crocante


1) cortar a batata em forma de palito;

2) na medida que for cortando, deve-se colocar em água para evitar que escureça;

3) deixe o alimento dois minutos no quente, dois minutos no frio;

4) encoste as costas de um dedo na batata e veja se já está gelada;

5) escorra, espalhe e seque os palitos de batatas;

6) antes de embalar leve ao freezer até congelar;

7) assim que a batata virar pedrinha de gelo, solte da embalagem onde ela foi congelada e coloque dentro do saquinho. Depois é só fritar, ela ficará crocante.



Tempo dos alimentos na água fervente

Batata --------------- 2 minutos
Brócolis ------------- 3 minutos
Cenoura ------------ 3 minutos
Couve-flor ---------- 3 minutos
Maçã ----------------- 3 minutos
Mandioquinha ----- 3 minutos
Pêra ------------------ 1 minuto e meio a 2 minutos
Vagem --------------- 2 minutos

O tempo na água gelada é o mesmo, ou então, quando sentir que o alimento esta completamente frio.



Fonte: Jornal Hoje, edição de 09/07/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário