22 de julho de 2009

Alimentos que fortalecem nosso sistema de defesa

Na edição do dia 16/07/09, do Jornal Hoje, foi abordado um assunto bastante interessante relacionado à alimentação e gripe, isto é, alimentos naturais que funcionam como elementos de proteção do nosso organismo contra microrganismos, um deles o vírus que causa gripe.

A idéia principal foi:

"Como fortalecer o sistema imunológico

consumindo verduras, legumes e frutas,

no intuito de proteção contra a gripe?"



Para tanto, a nutricionista Ana Elizabeth alegou que frutas e legumes são fundamentais para nossa dieta e que fortalecem o sistema imunológico

A couve e a alface são muito ricas em vitamina A e sais minerais. Os legumes alaranjados como a cenoura, o jerimum ou abóbora também.





Segundo a nutricionista, "vão funcionar diretamente nas mucosas do corpo, melhorando as barreiras do corpo principalmente da área respiratória, gastrintestinal, contra a invasão de bactérias e de vírus”.

Alho e cebola são considerados alimentos ótimos, porque eles são vasodilatadores e eles vão ajudar a soltar o catarro”, lembra a nutricionista. Um dente de alho por dia na comida é suficiente para um adulto.



Para suprir a necessidade de vitamina C: um copo de suco de acerola por dia ou quatro porções de frutas, que podem ser diferentes (mamão, caju, abacaxi, goiaba, manga, limão, laranja).


“Quanto mais você variar, melhor pra você. Porque você ás vezes não vai pegar só a vitamina, vai pegar outros sais minerais que o corpo também precisa”, segundo Ana Elizabeth.


OUTRAS DICAS IMPORTANTES

1. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, para manter as vias aéreas úmidas, porque os vírus adoram ambientes secos.

2. Prefira alimentos ricos em zinco, como feijão, fígado de boi, cereais integrais, semente de abóbora, castanhas do pará e de caju. O zinco ajuda as células a se prepararem para os ataques dos vírus. Já as castanhas têm um óleo que lubrifica o sistema respiratório e ainda combatem o mau colesterol.

3. Se estiver gripado ou com sinusite, evite os leites com lactose. Os açúcares do leite estimulam a produção de secreções e, por isso, aumentam o tempo de recuperação.

4. Um coquetel contra a gripe: acerola, laranja e limão. Basta misturar as três frutas com água e tomar como suco. Um copo por dia vai deixar seu organismo mais resistente.


5. Beba o suco logo depois, ou no máximo 20 minutos depois que ele for preparado, assim as vitaminas estarão mais preservadas.

6. Prefira a fruta natural. A polpa não tem a mesma concentração de nutrientes. Além da qualidade do nutriente, que é mais parecido com o que a gente precisa, ele também vai conter um volume maior de fibras que a polpa não teria.


Fonte: Jornal Hoje, edição de 16/07/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário