22 de julho de 2009

Principais dúvidas sobre a Nova Gripe

Entrevista com a infectologista Nancy Bellei, no Jornal Hoje (17/07/09), sobre a gripe ocasionada pelo vírus influenza A (H1N1).


JH: Quem pegar a nova gripe e não se tratar, vai morrer?
NB: Não. A maioria dos casos são leves.


JH: Qual a principal forma de contágio?
NB: Proximidade e se uma pessoa que estiver próximo a você esteja tossindo, espirrando e tenha contraído a gripe suína.


JH: É possível pegar o vírus no ar?
NB: Não. O vírus tem que sair de uma pessoa e passar pra outra. Enquanto ele sai, a gotícula fica no ar e numa proximidade de menos de um metro ele atingi uma outra pessoa, se não ele cai no ambiente.


JH: Como previne?
NB: A pessoa deve manter distância de quem está tossindo, espirrando. E se ela estiver muito próxima, evitar contato do corpo, por exemplo, beijo, dar a mão para alguém que está infectado, doente.


JH: Beijo transmite?
NB: Não é necessariamente o beijo, mas encostar numa pessoa que pode ter gotículas em volta da face, nas mãos...


JH: E se alguém espirra num elevador?
NB: Você deve sair no local onde você deveria sair e assim que você chegar no seu ambiente, você deve lavar as mãos antes de colocar a mão no rosto.


JH: Onde o vírus pode ficar?
NB: Depois que a pessoa tosse, espirra, pode estar na roupa, pode estar na maçaneta, pode estar no corrimão, no botão do elevador, teclado do computador, por algum tempo, por isso que é importante lavar as mãos.


JH: Álcool é melhor do que água e sabão?
NB: O álcool é tão efetivo quanto lavar a mão com água e sabão, então se você estiver em uma situação em que não possa lavar as mãos com água e sabão, você pode utilizar o álcool gel.



Dra. Nancy, também recomenda: “Febre acima de 38 graus, tosse e falta de ar, não pode esperar. Deve procurar o mais rápido possível antes de 48 horas o serviço de saúde para ser avaliado”.



Fonte: Jornal Hoje, edição de 17/07/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário